quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Ser forte

Será que ser forte é aguentar ver alguém que se ama morrer e seguir em frente? Ou seria aguentar ver alguém que você ama viver sem você e seguir em frente?
Seria carregar peso, nas costas, nas mãos, na cabeça? Medir em gramas, quilos, tempo, intensidade. As nossas, as suas, as minhas dificuldades. Problemas, como rotulamos. Que aumentam através dos anos. E que não nos livramos. Divagações recorrentes e soluções tão transparentes, que não enxergamos à nossa frente.
Qual o peso de uma pedra nas costas? Pra quem recebe? Pra quem joga?
Ou de uma notícia carregada através dos tempos? De um segredo, de uma saudade?
Uma alma pode pesar mais que um corpo, mas a gente não recebe mais do que pode aguentar, não é mesmo?
E não importa a ambiguidade das lágrimas, a gravidade sempre se encarrega de enterrá-las.



Maior que

Eu sempre quis ser pequena. Sabe assim, baixinha, que coubesse no colo, no abraço, protegida e com apelidos no diminutivo? Para ter as pernas balançando no banco da praça, a cabeça que não atrapalhasse as pessoas no cinema. E então eu cresci. E isso eu não pude evitar. E percebi que ser grande não era questão de tamanho. De alcançar o varal, o pinguim da geladeira ou trocar a lâmpada sem precisar subir todos os degraus da escada. Era ter os pés no chão e a cabeça nas nuvens... Os grandes sonhos e a boa vontade podem vir de todas as pessoas, independente do comprimento das pernas ou do quanto os braços podem alcançar. Tamanho não é documento, nem desculpa para diminuir as pessoas. Até porque o mundo é grande e, de longe, todo mundo é um pontinho. É de perto que conseguimos perceber a grandeza das pessoas. Ou a falta dela. E o que podem fazer com a gente. Eu sempre quis ser pequena. Só não queria me sentir tão pouco às vezes.


terça-feira, 6 de agosto de 2013

Amanhã

Hoje eu nem precisei de maquiagem. Ontem voltei até sem batom. Mas com uma expressão melhor. Hoje eu fiquei lembrando de ontem e como quero que exista um amanhã. Confesso que ontem eu nem imaginava, por isso hoje não me arrependo e amanhã só sei que eu vou. Troco fácil dores de cabeça por um corpo cansado de tanto dançar. Uma boca dolorida de tanto sorrir. Uma falta de ar, de tanto suspirar. E é de se pensar que eu não beijaria de olhos fechados se não fosse para encontrar, ao abri-los, seu sorriso a me esperar. Ontem descobri que não era tarde, e que a tal da felicidade não é fácil esconder. Hoje eu experimentei não passar vontade, cortei a tristeza pela metade e picotei até desaparecer. Amanhã vai ser novidade. E se eu não lembrava de verdade, agora nunca mais vou esquecer.



sexta-feira, 2 de agosto de 2013

De caso não pensado

Eu pensei que o tempo iria consertar. Como se algo estivesse quebrado. Que quando entendesse, iria passar. Como se eu tivesse sonhado. Pensei que a distância iria ajudar. Como se alguém estivesse trancado. Pensei demais ao pensar. Se ao menos nem tivesse pensado... Já que não via nada de errado. Ou se houvesse como pensar direito. Me pouparia da dor no peito. Aliás, quem vê erros no amor? Então não culpemos a personagem por saber menos que o narrador. Aos meus olhos, ao meu coração. Nada te tiraria de circulação. Nem do espaço, do tempo, das minhas veias, livremente! Das vontades que se tornaram sonhos pra gente. Perdoe se perdi o controle, se algum dia meu abraço foi uma prisão, essa não era a intenção. Se minhas palavras lhe pareceram venenos. Ah, como às vezes eu queria ser menos! Pra que você parasse de se reduzir, e a gente pudesse crescer e ir. Até a lua, ida e volta. Ou em qualquer lugar que existíssemos no passado. E se tivesse olhado por outro lado, eu que teria terminado.



Eu só queria te dizer...

Eu só queria dizer... Mas 'queria' é passado, e talvez já não importe mais. Pode ser que sim, já que veio à tona, mas essa mania de querer e não fazer na hora me afoga. Contudo, eu ainda quero dizer. E saber se você quer ouvir. Porque isso faz toda a diferença. Caso contrário, o pólen das minhas palavras se perderia entre falsos alvos e corações sufocados. Quando minha intenção é o seu coração. Sempre foi. Todo o carinho embrulhado para presente, e que eu fazia parecer o acontecimento mais importante do universo. Só pra conseguir que seus olhos, sua boca, qualquer pedacinho seu puxasse um sorriso... Me desconsertava. E queria te abraçar, e ficar te olhando dormir, e não soltar suas mãos nunca... Eu poderia ter ficado louca, mas onde fica a sanidade de uma pessoa apaixonada? Antes eu queria te conhecer, depois te querer. E agora, eu só queria te dizer...


Delírio VII

Tem alguma coisa muito errada.
Então é porque a certa está guardada
em algum lugar

Se não for gastrite, é saudade
ou talvez nem seja enfermidade
dessas que valha a pena tratar

Parece que falta um pouco
mas é melhor do que um sufoco
que não dá pra se livrar

E para que arriscaria então
conseguir sua atenção
se não pudesse recompensar?

Tem alguma coisa muito errada
Então é porque existe uma certa
E que vale a pena tentar.



quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Packshot

Feche os olhos. Respire fundo e me sinta. Meus olhos também estão fechados, pode acreditar. Se estiver com medo, segure a minha mão, porque eu também estou e nós vamos pular juntos. E só vai haver queda se você acreditar que vai cair. O impulso pode começar debaixo mas pular é sempre pra cima, o que acontece depois é coisa da nossa cabeça. Imagine o vento se apertando ligeiro entre nossos corpos e nos balançando sem rumo. Pra longe. Pra perto. O que sente? Nossas mãos entrelaçadas? Sente meu coração? Ele está sorrindo pra você. Abra os olhos. A embalagem é essa... e não é retornável.