sábado, 28 de janeiro de 2023

Eu parei no meio da faxina pra escrever isso

Outro dia uma pessoa comentou que tinha passado 5 horas fazendo faxina na casa dela. Eu não sabia se achava um absurdo, se admirava ou se sentia vergonha por nunca ter feito isso por tanto tempo. Cresci sem saber limpar casa. Ninguém nunca me ensinou. Talvez eu tenha sido criada para ser mimada, mas não contavam que eu poderia ter uma vida mais simples quando ficasse adulta. E não que eu tenha tido uma vida de luxo quando era criança, muito pelo contrário. Mesmo assim, tenho ótimas lembranças.

E porque eu teria vergonha de achar que uma faxina dura menos tempo? Será que sou porca? Muitas dúvidas surgiram na minha cabeça depois daquele dia, mas só parei pra pensar agora, enquanto varria o quarto. Naquele mesmo dia a gente falou sobre aspirador de pó e misturinhas caseiras para limpar piso. Tudo o que eu sei sobre limpeza veio de uma irmã que morou com uma tia e aprendeu com ela, e um pouco de uma prima, que deu algumas dicas. Até tinha uma indignação, que minha casa não ficava com "cheio de casa limpa", até que acertei na misturinha, que minha irmã me ensinou.

De qualquer forma, fiquei pensando porque mulheres se preocupam tanto com isso, geralmente. Homem não fala sobre limpeza, de um modo geral, como a gente acaba pensando. Eu não sou exatamente um exemplo, não limpo tudo minusciosamente, às vezes deixo aquelas aranhas das pernas fininhas vivas (elas ajudam comendo uns insetos), e largo qualquer dia de faxina pra fazer outra coisa, pra sair de casa ou até pra escrever post no blog, mas fica aí a reflexão.

Nenhum comentário: